Recebi um texto e um apelo de uma nova colaboradora de nosso Blog. A Kananda Nunes tem 14 anos e é de Canguçu, nos escreve sobre a falta de alternativas culturais em sua cidade. Este certamente é um problema sério em diversas cidades da Zona Sul do Estado.
Abaixo, o texto de Kananda.
Muitas pessoas pensam que a cultura não é importante, que não deve ser uma das prioridades de um governo, mas ao contrário que possam imaginar a cultura é extremamente importante para uma cidade, estado ou país.
Um exemplo: enquanto um jovem está nas ruas, perto de todos os riscos que habitam nas cidades, podia estar em um teatro, cinema ou fazendo alguma atividade cultural.
Canguçu é um exemplo de cidade que tem uma grande carência de atividades culturais.
Há alguns anos foi inaugurado um cinema na cidade, depois de décadas Canguçu voltaria a ter um cinema. Mas em um ano aproximadamente foi fechado, e nunca mais reaberto, o teatro canguçuense dificilmente traz algum atrativo, não só para os jovens, mas pra todas as idades.
Muitos de nós, quando queremos ver um filme em cartaz, temos que nos deslocar até Pelotas, como foi na estréia de Tropa de Elite 2, onde os canguçuenses lotaram o cinema pelotense.
A população está tão acostumada à falta de alternativas culturais que em algumas oportunidades, quando ocorre algum evento, o público é reduzido. Isto não pode servir como “desculpa” para que não tenhamos alternativas culturais em Canguçu, deve servir como alerta, para que a cultura seja estimulada nas escolas e que tenhamos cada vez mais eventos.
Portanto, é um dever dos governantes estimular a cultura nas cidades! Em canguçu, temos que fortalecer alternativas para a juventude e para toda a população, para que não tenhamos que ficar na exclusiva dependência de Pelotas.
Kananda Peixoto Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário