quarta-feira, 12 de maio de 2010

Nova greve dos operários em Candiota-RS

Candiota é uma cidade do interior do RS. bem perto de Bagé. Conhecida nacionalmente pela produção de energia a partir de usinas termelétricas. Atualmente, funcionam duas usinas, e a Fase C está em construção.
É uma obra muito grande, tem cerca de 2000 operários que lá trabalham. Com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e sob responsabilidade de um consórcio de empresas, comandadas por uma empresa Chinesa.
Os defensores do progresso desenfreado falam “mil maravilhas” da Construção da Fase C da Usina de Candiota, dos recursos investidos, da quantidade de energia que esta nova fase vai gerar, entre outros. Não lhes importam alguns detalhes, que para nós, são muito mais do que detalhes.
Na semana passada os operários da fase C entraram em greve, é a terceira greve em menos de dois anos. A segunda greve foi em Setembro de 2009, isto é, a menos de um ano. Esta segunda greve havia estourado devido à morte de um operário em horário de serviço, de lá prá cá, mais mortes ocorreram.
Quando estivemos lá para prestar apoio aos operários conversamos com muitos deles. Nos relataram o conjunto de barbaridades observadas cotidianamente na obra. Os problemas vão desde os baixos salários, passando pelo não pagamento de insalubridade e periculosidade, chegando a absurdos como a oferta de comida estragada no refeitório e até a morte de trabalhadores durante a jornada de trabalho, algo que lamentavelmente é muito mais comum do que se imagina.
À época os operários saíram da greve depois de duas semanas, com um pequeno reajuste salarial e promessas do consórcio de empresas em relação a melhorias nas condições de segurança e alimentação.
Os problemas não foram resolvidos, por isso começa uma nova greve. Nossa obrigação é cercar de solidariedade e divulgar ao máximo esta mobilização. Além das reivindicações econômicas, há de se salientar que nesta obra são vivenciados graves problemas relacionados aos direitos humanos.
Tal situação é inaceitável em qualquer lugar, mas é necessário observar a especificidade de esta ser uma obra pública, com recursos públicos. Neste sentido, as autoridades não podem manter o silêncio e a apatia com todo este absurdo.
De nossa parte vamos seguir acompanhando e apoiando as mobilizações dos trabalhadores da Usina de Candiota. O Mandato de nossa Deputada Federal Luciana Genro esta a serviço desta luta.

3 comentários:

  1. ei..Moderador!!! Publique como anônimo OK.

    2º Capitulo.
    Todos sabem e criticam as privatizações realizadas por FHC, e realmente foi e é perniciosa desastrosa aos interesses não só da classe trabalhadora, mas ainda aos interesses do futuro da nossa nação que o neo-liberalismo e capitalismo estrangeiro está de olho, e, para por as mãos precisam de escarniar milhares de seres humanos, para estes aplaudirem de pé quando eles chegarem para explorar e tirar de um país tudo que lhes interessa ir embora depois e dizer...” quem pariu Matheus que balance “ thau!!...
    Outra coisa perniciosa e não desastrosa mas sim catastrófica, é as chamadas “ concessões “ esclarecendo, privatização é quando um governo vende o que era público para iniciativa privada, esperando que esta tenha boas intenções de ser mais competitiva que a máquina pública e podendo ofertar melhores custos e preços ao povo.; assim não agindo o governo poderá tomar de volta, através de uma intervenção .
    Concessão, é quando o governo de um pais coloca nas mãos de estrangeiros ou capital privado até mesmo nacional, o que é público por um período não menor que 25 anos, há casos de até 60 anos, de empresas vitais para o futuro de um país, como por exemplo os setores de geração, transmissão, distribuição de energia, água e saneamento, rodovias, telefonia e radio difusão e tec.. etc..; dizendo ao povo que entrou capital estrangeiro ou nacional naquele ou esse setor, e que ao conceder estes vão ofertar custos e preços menores; mas tem um agravante, se uma concessão começar a explorar o povo, o governo não pode retomar estas antes de vencer o prazo da concessão; exemplo: ( No Paraná o Ex Governador Jaime Lerner implantou para si e seus familiares um famigerado pedágio por 25 anos renováveis por mais 30 anos “há quem diga que eles contam com Beto Richa e Osmar para renovar” e o mais caro do mundo, aonde o ex. Governador Requião for força de contrato e proteção internacional, não conseguiu acabar, pelo contrário ainda teve que engolir umas concessões anteriormente acertadas).

    ResponderExcluir
  2. 3º Capitulo...
    Temos aí o que o Governo Lula fazendo no setor elétrico brasileiro, rodovias e todos os outros setores concessão de 30 anos, para Usinas Termos e PCHs, transformação, transmissão e distribuição a grupos ligados a governos estrangeiros como Espanha, USA etc.. a onde o objetivo único e exclusivo destes grupos é explorar e não investir, para isso eles tem garantias de 30 anos ou mais.... e ao final... entregam de volta tudo sucateado e quem pariu Matheus que balance!!... assim também estes grupos contam com apoio do BNDES para investimentos... percebem que não investem nada... ainda usam nosso dinheiro para explorar!!!...

    Vem aí em Candiota – RS para 2011, após muita luta pelos ambientalistas contra o investimento do empresário Eike Batista, pobretão possuidor de um patrimônio de 27 Bilhões empresário tido como um grande empreendedor para uns e aventureiro para outros, a Usina que será construída por outra empresa de Eike Batista a MPX-Sul, que contratou nada mais nada menos que uma empresa espanhola constituída de um grupo de engenheiros “ Contratistas `termo espanhol ´ “ todos remanescentes de uma empresa espanhola financeiramente deficitária na Espanha desde 1983, onde o seu todo poderoso é o Sr. Fiorentino López ( se errei o sobrenome me desculpem ) nada mais nada menos que presidente do Real Madri, ex candidato ao governo espanhol numa época pra lá.. que não nos interessa, e se ajuntou nada mais nada menos com o Grupo brasileiro OAS da Bahia, ( aquele que todos sabem o significado – Obrigado Amigo Sogro ) estão responsáveis pela construção total deste investimento.
    Assim como este investimento, temos espanhol espalhado por todos os setores de energia desde o Rio Grande ao Grande Rio indo até norte e nordeste, estas empresas vem achatando os preços de suas contratações, pagam em dia durante um certo tempo e depois vão dando o calote; aí os trouxas dos micros empresários brasileiros ( os Gatos) vão para estas obras, contratando os incautos trabalhadores que dão o suor e vida nestes investimentos, quando não leva o calote, tem que fazer greve.
    Aí vem outra inhaca, entra na luta supostos sindicatos preocupados com a defesa do trabalhador, mas que na verdade, também agem como os neo-liberalistas, usam a massa trabalhadora para trampolim políticos; ex. o que mais vemos na TV é ex presidente, presidente de sindicato envolvido em assassinatos de membros do próprio sindicato, exemplo disso em Curitiba recentemente foi assassinado o presidente do SINDIMOC e o atual foi preso como mandante do crime, a secretária recepcionista as TV anunciaram que foi presa com uma 7,5 calibradinha...
    Em fim Candiota pode contar que vai haver mais greves e Calotes no comércio local e etc... a não ser que haja um milagre, e os Órgão públicos vem acompanhar de perto estes eventos.
    Mas tudo leva a crer que os espertalhões contarão com a nossa ignorância e todos vão tirar proveito da situação, por que neste país falta Política Pública, e o que temos é Politicagem Pública – traduzindo em miúdos: Política é a Arte de Administrar o que é Público, conseqüentemente teremos a figura do ?! político!!! E Politicagem? É o que se instalou de norte a sul neste país... é a Arte de usar a Política em benefício Próprio, ai vem o que?!! A figura dos Politiqueiros que estão aí contando com a nossa ignorância total, dando o ópio do povo que é música!, Foguete!! E depois darão o chicote.

    VOTA BRASIL!!! Vota Brasil !!!

    ResponderExcluir
  3. 1º Capitulo

    Estas greves não serão as ultimas, apenas o começo.Trata-se de um efeito dominó que começa com o governo federal, passa por todos os setores públicos e privados, e como em toda situação alguém tem que pagar a conta, é o trabalhador que arca com tudo; isto porque trata-se pessoas com total ignorância de conhecimento de seus direitos, total ignorância dos conhecimentos das maracutaias que grandes investimentos tem; total ignorância entre o que é público, o que é privado, o que é uma concessão e o que é uma privatização; diante Desse quadro, são escolhidos para pagarem a conta; não me critiquem, não estou chamando a classe trabalhadora de burra não, é que nós trabalhamos, e por trabalhar, não temos tempo de entender estas coisas e somos os escolhidos para 'PATO '.

    ResponderExcluir