segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prometeu? Ganhou votos? Agora te vira meu caro...


Tenho acompanhado com certa atenção as cobranças populares  que alguns políticos da cidade têm sofrido por algumas de suas medidas, bem como, tenho acompanhado as respostas, ou a falta delas, por parte destes políticos.

Confesso que as tais medidas impopulares, como viagens para a Europa com dinheiro público e votações favoráveis a projetos indigestos para o povo não me surpreendem. Não me surpreendem porque não tenho nenhuma vinculação, nem esperança com tais políticos.

Se as tivesse, particularmente, não seria filiado ao PSOL, nem colocaria meu nome à disposição para concorrer em nenhuma eleição. Se sou filiado e aceito indicações para concorrer é porque tenho profundas diferenças políticas com os projetos e candidatos que atualmente alcançam índices eleitorais elevados.

O que às vezes me surpreende é que determinados políticos continuam a debochar da percepção da parcela da população que acompanha atentamente determinados momentos da política. Assim como me surpreende o fato de tais políticos terem a cara de pau de ficarem indignados com as cobranças que sofrem.

Ora, os políticos tradicionais, nos períodos eleitorais, são as pessoas mais acessíveis do mundo, são simpáticas com todos, acenam, abraçam, perguntam pela saúde do seu parente, são favoráveis a praticamente todas as causas e categorias de trabalhadores, montam um circo para fazer campanhas milionárias e com isso acabam recebendo muitos votos.

Nada poderia ser mais natural, ainda mais em tempos em que temos a excelente ferramenta da internet para nos comunicarmos de maneira mais fácil e rápida, que os eleitores perguntem aos seus escolhidos sobre as suas medidas, e os cobrem em caso de não estarem de acordo.

As cobranças dos eleitores são mais justificáveis ainda em alguns casos. Há inúmeras situações em que ocorrem verdadeiros estelionatos eleitorais ou zombarias com o bom-senso. Um Vice-Prefeito viajar para a Europa no exato momento em que milhares de servidores municipais reivindicam reajuste para ganhar um pouco mais que o salário mínimo é uma grande zombaria, uma barbaridade. 
Um cidadão que se elege com discurso popular, em defesa dos trabalhadores não tem o direito de não querer ser cobrado por pessoas que trabalham e reivindicam um reajuste digno nos seus vencimentos.

A melhor maneira que temos para mudar a situação política é participar cada vez mais, debater cada vez mais, acompanhar e se informar cada vez mais. Não esqueçamos também que é fundamental não esquecer. A cada dois anos temos eleições, voltam os discursos vazios, sem programa e sem ideias, voltam as campanhas milionárias, os sorrisos, as simpatias e as promessas. Que da próxima vez não passem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário