Estivemos nesta segunda feira pela manhã na audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores de Pelotas para debater o aumento do número de Legisladores de 15 para 23.
A "consulta" realizada pela Câmara à comunidade consistiu da abertura de seis intervenções de sete minutos, sendo três intervenções para os defensores da proposta e três para os contrários.
Para poder falar, era necessário ir à Câmara de Vereadores na semana passada e solicitar a inscrição. Por sorte, conseguimos inscrever o companheiro Helder Oliveira, que defendeu muito bem a posição do PSOL em relação ao assunto.
Como havíamos publicado na internet desde sábado, nossa posição é contrária ao aumento do número de vereadores. Fomos à audiência pública e, além de expor os motivos de nossa contrariedade, apresentamos a proposta de consulta à população, na forma de plebiscito ou referendo.
Tal proposta foi rejeitada pelos Vereadores favoráveis ao aumento, com o argumento de que uma consulta à comunidade era algo extremamente complicado e inviável de ser feito. Segundo os Vereadores, a consulta feita na audiência pública era suficiente.
De nossa parte, divergimos profunda e respeitosamente dos atuais Vereadores, visto que uma única audiência pública, realizada às 10 h da manhã de uma segunda-feira, impede a ampla maioria da população de participar e demonstrar sua opinião.
Vamos seguir lutando. Lançaremos um movimento com outras organizações e indivíduos, para que possamos realizar um plebiscito popular sobre o aumento do número de Vereadores em Pelotas. Ainda não descartamos a possibilidade de relizarmos um movimento de iniciativa popular, em que teríamos que coletar 9 mil assinaturas para barrar o aumento. Te convidamos a somar nesta jornada. Entre em contato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário