domingo, 18 de julho de 2010

Relatos de campanha

No sábado, dia 10 de Julho, realizamos nossa Plenária de Arrancada, foi uma ótima atividade como já descrevi aqui no blog, assim como o lançamento do camarada Maicon Nachtigall na noite do mesmo dia 10.

No domingo já estávamos na rua. Foram inúmeras atividades em diversos lugares. Fomos a locais de grande concentração como as Avenidas Bento Gonçalves e Duque de Caxias, no centro, Chafariz do Calçadão e paradas de ônibus, diversas escolas.

Tivemos inúmeras conversas interessantíssimas. No final do segundo dia de atividades já havia relatado a alguns camaradas que eu tinha renovado a minha declaração de amor à humanidade por no mínimo mais uns dez anos. A campanha eleitoral possibilita um momento único de diálogo com as pessoas nas ruas, as coisas que vi e ouvi até aqui só reforçaram a necessidade de continuar lutando por uma sociedade diferente.

As paradas de ônibus me possibilitaram momentos marcantes. Numa delas encontrei uma moça completamente desiludida com a política, mas que foi muito educada e me ouviu, ao final da conversa ela disse que levaria nosso panfleto para casa, que leria com atenção e que admirava a nossa esperança de mudança, afirmando que se não ocorressem modificações na política, não teria coragem de colocar um filho no mundo.

Em outro ponto de ônibus conheci a Luciane, que de início disse que não queria nosso panfleto, pois não o leria e acabaria jogando no lixo, “colaborando” com o acúmulo de dejetos. Eu não desisti e resolvi apresentar nossas ideias verbalmente, falei e ouvi por aproximadamente 10 minutos, o ônibus da Luciane chegou, ela pediu um panfleto e me disse que tinha 41 anos e nunca, mesmo em período eleitoral, alguém tinha ficado 10 minutos conversando com ela sobre política.

Conversei também com o Fernando, do Sítio Floresta. Antenado na política, conhece os Vereadores de Pelotas por nome e sobrenome, já fez campanhas para alguns deles e se desiludiu. Continua discutindo política e se mobilizando, me relatou diversos problemas do seu bairro e me convidou para visitá-lo quando estiver por perto.

Recebi diversos depoimentos de jovens indignados com a falta de perspectiva de emprego na região, mesmo para quem teve a oportunidade de estudar. A maioria destes relatos comprova a necessidade de mudança no modelo de desenvolvimento regional.

Como já disse estas conversas foram extremamente motivadoras, a chuva no final de semana nos tirou provisoriamente das atividades de rua, tomara que não chova até quinta conforme informa a previsão do tempo. De qualquer forma vamos continuar lutando, a chuva só faz mudar o local, não o ânimo.

Um comentário:

  1. Não discordo em nada destas pessoas, também estou descontente com o atual sistema político. Mas com um partido novo contra a velha política eu acredito em mudanças e por isso que agora estou no PSOL.

    ResponderExcluir