quarta-feira, 7 de julho de 2010

Breves considerações sobre o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do RS

Estamos envolvidos em uma grande correria nesta largada de campanha. Ontem começamos oficialmente, com caminhada em Porto Alegre. Na parte da manhã ocorreu o primeiro debate entre os candidatos ao Governo. Participaram José Fogaça, Tarso Genro e o nosso candidato Pedro Ruas.

De última hora a atual Governadora Yeda Crusius anunciou que não iria ao debate, mesmo após sua assessoria ter participado das reuniões que definiram as regras do mesmo. A ausência de Yeda foi determinante, demonstrando a insegurança da Governadora em defender seu próprio desgoverno. Há quem afirme que Yeda não participará de debates em que Pedro Ruas seja convidado, um claro mecanismo de pressão para que os veículos promotores dos debates retirem o PSOL da disputa.

O fato é que Pedro Ruas, Luciana Genro e o conjunto do PSOL foram os principais opositores ao trágico Governo Yeda, nosso Partido vem se consolidando como uma alternativa para um conjunto da população e seria ridículo Ruas ficar de fora de qualquer debate. Se Yeda e sua turma pensam em tirar o PSOL dos principais momentos de enfrentamento entre os candidatos, é melhor mudarem de idéia, visto que até a colunista de ZH Rosane de Oliveira publicou em seu Twitter após o debate que não sabia quem havia ganhado o debate, mas que certamente Yeda havia perdido, visto que foi várias vezes atacada por Pedro Ruas e não estava lá para se defender.

Se Rosane de Oliveira não sabe quem ganhou o debate, podemos ajudá-la, afirmando que Pedro Ruas foi o vencedor. Nosso Candidato foi seguro ao apresentar o programa do PSOL, tratando de relacionar os eixos - combate a corrupção e a dívida do Estado com a União - com as necessidades básicas da população, como saúde, educação, segurança pública, melhorias nas estradas, entre outros.

Além de propor Pedro Ruas foi incisivo em colocar em xeque as demais candidaturas, questionando a corrida sem critérios por alianças eleitorais no período pré-campanha, as responsabilidades do PT de Tarso com a sangria dos cofres do RS para o pagamento da dívida com a União e o envolvimento da Prefeitura de Porto Alegre durante a gestão Fogaça em escândalos de corrupção na área da saúde.

Foi o primeiro debate e estamos apenas começando a campanha, mas como sempre, mostramos que não viemos “a passeio”, tenho o prazer de ter participado da construção do PSOL desde o início, de começar a batalha na campanha de Pedro Ruas e pela fundamental reeleição da Deputada Federal Luciana Genro. Começamos uma nova batalha, que é árdua, mas extremamente necessária e justa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário